Lúcio Pereira da Silva, Momentos do Porto
Crónicas
Crónicas publicadas da responsabilidade do OBEGEF
O que move a Comissão Europeia no acordo Mercosul?
Miguel Viegas, Jornal i online
O problema é que este acordo EU-Mercosul é profundamente assimétrico, sacrificando a agricultura europeia no altar do livre comércio internacional. Nem que para isso tenham de ser repudiadas todas as orientações políticas e técnicas em matéria de luta contra as alterações climáticas.
Uma taxa de 2% sobre 0,0001% da população pode representar uma receita de 250 mil milhões de dólares anuais!
Miguel Viegas, OBEGEF
A proposta de Gabriel Zucman de taxar 2% as fortunas superiores a mil milhões de euros assume hoje plena atualidade e deveria estar na agenda do debate política de Portugal e da Europa.
Contribuições do controle para o fortalecimento das capacidades estatais
Marcus Braga, Blog Gestão, Política & Sociedade
O debate governamental no ano de 2024 transitou bastante em torno de um conceito que parece simples, mas não é: capacidades estatais. O fortalecimento dessas capacidades é, inclusive, um dos eixos do atual esforço de revisão do Decreto-Lei 200/1967 e da criação de uma nova Lei Geral da Gestão Pública (CALIXTO, 2024), e resta a pergunta que não tem comparecido muito no debate: em que medida a função controle governamental pode contribuir com o fortalecimento das capacidades estatais?
O Ensino Superior na Era da Inteligência Artificial
Óscar Afonso, Dinheiro Vivo
A Inteligência Artificial (IA) está a transformar a sociedade em múltiplas dimensões e o ensino superior não é exceção. Neste domínio, a IA atua como um catalisador de mudanças profundas, impactando as metodologias pedagógicas, os processos administrativos e o avanço da investigação científica. Contudo, com o seu potencial disruptivo, emergem também desafios éticos e práticos que exigem uma reflexão cuidadosa. Este novo paradigma apresenta oportunidades significativas, mas também riscos, que podem determinar o futuro da educação superior.