Rumo ao Futuro: Desafios e Oportunidades do Novo Governo

Paula Marques, OBEGEF

O novo governo enfrenta desafios complexos, que vão desde a gestão da inflação e a desigualdade económica até aos problemas sociais e de saúde pública. A resolução destes quesitos obrigará a uma abordagem proativa e colaborativa, procurando assegurar o bem-estar económico, social e ambiental a longo prazo para todos os cidadãos.

FRAUDE NO MERCADO DE ARRENDAMENTO

Maria Natália Gonçalves, OBEGEF

Desengane-se quem espera ver os cofres do Estado engordar à custa do aumento das rendas. Tem vindo a observar-se um fenómeno de dimensões não determinadas e que embora não sendo novo, distorce o mercado e defrauda significativamente o erário público.

Tudo bons rapazes. Gira a bola e segue corso eleitoralista!

José Ferreira, OBEGEF

Fica um bocado a ideia daqueles adeptos fanáticos de futebol, em que na grande área adversária tudo é falta e penalti claríssimo, mas, na grande área do clube do coração, tudo são contactos legais e fitas do adversário. Ou seja, mais cego que o cego, é aquele não quer ver…

Corrupção mais profunda

Jorge Fonseca de Almeida, OBEGEF

A corrupção mais profunda e perigosa da alma humana acontece quando pressionados por outros fechamos os olhos às atrocidades que se desenrolam sob os nossos olhos e as colorimos com adjetivos neutros ou até positivos. Este tipo de corrupção é imposto pelo medo e obriga a sociedade a rejeitar os valores que defende, a adotar a duplicidade e a hipocrisia como normal, a negar-se vergonhosamente, a perder a sua identidade. É a corrupção como apodrecimento, como degenerescência, como decadência.

Fraudes e a Inteligência Artificial

Aldo Andretta, OBEGEF

A Inteligência Artificial chegou para nos apoiar na facilitação de diversas atividades, inclusive quando falamos na Prevenção à Fraudes. Infelizmente essa tecnologia também tem servido de ferramenta para fraudadores, tornando o crime cibernético cada vez mais sofisticado e difícil de serem identificados. Invertendo o ditado, “há bem que vem para males”!