Estratégia nacional anti-fraude

Rute Serra

O OBEGEF participou numa  conversa sobre a Estratégia Nacional Antifraude (ENAF), numa perspectiva construtiva, analisando contributos de diversas entidades, para melhorar este documento estrutural de gestão da fraude aos fundos europeus.

Encontro da Rede Intermunicipal para a Transparência

Filipe Pontes

Criada há um ano pelos municípios de Lisboa e Cascais, a Rede Intermunicipal para a Transparência já reúne 90 membros de 17 municípios e 13 empresas municipais, afirmando-se como uma referência na partilha de boas práticas, prevenção da corrupção e promoção de uma gestão pública mais responsável.

Riscos de corrupção no setor privado: a importância da prevenção como estratégia na criação de valor

Mário Tavares da Silva, Expresso online

Na necessária interdependência entre setor público e privado, em que um não vive sem o outro, radica, aliás, a base de muitos dos casos de suspeitas de fraude e corrupção a que temos assistido ao longo dos anos, envolvendo altos dirigentes e colaboradores públicos, ocupando as mais diversas posições funcionais, sobretudo no domínio dos procedimentos de contratação pública firmados com entidades privadas. Basicamente, a ideia é simples: o risco de um tem por referencial o risco do outro, e vice-versa, num complexo jogo de espelhos que nem sempre nos oferece a totalidade dos ângulos mortos