Da éticas, do ius e da justiça: entre aparências e essências

Ricardo Rodrigues, Estadão

O desafio é, sem dúvida, a construção de uma sociedade organizada, estável e justa. A tarefa política é tentar conciliar as exigências pessoais e individuais com as exigências da coletividade (da sociedade civil), no sentido de assegurar as melhores condições (de justiça) para todos”

A importância de uma abordagem sistémica no combate à fraude nos fundos europeus: vale mesmo a pena termos uma “Procuradoria Europeia”?

Mário Tavares da Silva, Expresso online

Nesta espécie de “toolbox criminal” ou de sofisticada “boutique da fraude” encontramos os mesmos peritos, os mesmos contabilistas e outros facilitadores profissionais que disponibilizam os seus “competentes” serviços a todos os sujeitos envolvidos no processo criminoso, sendo que a organização e decisão de tudo e de todos os passos ocorre a um nível superior, em regra por indivíduos que agem na sombra e sem qualquer ligação identificável com a específica situação de fraude detetada

A importância do «terceiro R» da sustentabilidade

Miguel Abrantes, Jornal i online

Num mundo em que cada vez mais se produzem aparelhos descartáveis e eletrodomésticos cuja reparação é mais cara que a compra de um novo, o foguete reutilizável da empresa Space X, Falcon Heavy, deveria ser um exemplo a seguir

Seguro de Vida: Uma solução personalizável

Lúcio Pereira da Silva, Semanário Vida Económica

Texto publicado no suplemento SEGUROS do Semanário Vida Económica

O seguro de vida é mais do que uma simples proteção financeira, é uma salvaguarda essencial que oferece estabilidade face a imprevistos graves. Esta forma de seguro pode ser estendida para incluir cônjuges e filhos menores na mesma apólice, oferecendo uma proteção adicional de segurança financeira para a família.

Degradação dos serviços públicos

Pedro Moura, Expresso online

Conheço muitos funcionários públicos que são exímios profissionais, com uma dedicação exemplar ao serviço público, e que embora também se queixem de salários que gostavam que fossem superiores, não é por isso que degradam a sua atitude profissional. Muitas vezes são estes que efetivamente resolvem os problemas e as situações, tantas vezes criadas por incompetência e negligência de colegas.