Óscar Afonso, Dinheiro Vivo

Nos passados dias 27 e 28 de fevereiro decorreu na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) a 24.ª edição do ‘Porto de Emprego’, a maior e mais prestigiada feira de emprego organizada por estudantes a nível nacional.

A feira é organizada desde 2001 pelos estudantes membros da FEP JuniorConsulting, a júnior empresa sediada na Faculdade, que é a única em Portugal com a certificação de qualidade ISO 9001:2015, um reconhecimento do excelente trabalho dos estudantes da FEP.

O projeto, que conta com ainda com a colaboração do Serviço de Desenvolvimento e Carreira (SDC) da FEP, tem como grande objetivo promover o contacto das empresas com pré-finalistas e finalistas de diversas universidades – sobretudo os da Universidade do Porto –, estimulando um elo de ligação entre os estudantes e a realidade do mercado de trabalho.

Estiveram presentes, direta e indiretamente, 65 empresas de variados setores, nomeadamente das áreas da tecnologia, engenharia, marketing e finanças, que assim tiveram a oportunidade de divulgar toda a informação na área de emprego e da formação profissional, nomeadamente ofertas de estágios, ações de formação e recrutamento, tendo em vista a pesquisa e incorporação de novo talento nas respetivas organizações.

Por sua vez, os estudantes, em torno de cinco mil, tiveram a oportunidade única de interagir face a face com os recrutadores, participar em workshops, ouvir palestrantes inspiradores e candidatar-se às vagas disponíveis (mais de 500), deixando o seu Curriculum Vitae às empresas através de uma solução tecnológica facilitadora (usando QR Code).

Tivemos, assim, um verdadeiro mercado de trabalho a funcionar ‘ao vivo’ nas instalações da FEP.

Este ano, além da expansão do espaço destinado às empresas, “uma das novidades foi a alteração do layout da secção destinada exclusivamente ao segmento das startups”, introduzida no ano anterior, tratando-se de “uma pequena feira de emprego dentro da feira maior (…) para que os estudantes possam conhecer a camada mais dinâmica do mercado de trabalho”, segundo Diogo Lopes, um dos estudantes do comité organizador.

“Este espaço startup foi substituído, no segundo dia, pelo ‘innovationlab’, que foi outra das novidades da 24.ª edição, permitindo aos estudantes a oportunidade de criarem a sua própria startup com apoio de mentores da UPTEC, que é uma grande incubadora da cidade do Porto, tendo grande experiência no desenvolvimento de novos negócios usando as ideias dos estudantes”.

“Esforçamo-nos para que fôssemos mais do que uma feira de emprego, quisemos ser a plataforma para o sucesso e a base para o futuro dos estudantes da nossa Faculdade, tendo sido esse o intuito de inovar e introduzir essa nova modalidade” (‘innovationlab’) nas palavras de Diogo Lopes.

Como Diretor da FEP, é um enorme orgulho este trabalho impactante de organização e dinamização do ‘Porto de Emprego realizado pelos estudantes da FEP, que muito beneficia as empresas e a economia do Porto, da região Norte e do País como um todo, por ser um fator promotor de emprego e de inovação, como se comprova.

feedback recebido dos recrutadores também não podia ser melhor, atestando o enorme sucesso deste evento.

O dinamismo e qualidade dos estudantes da FEP, além de despertar o interesse das empresas, contribui para reforçar o prestígio e o orgulho da Faculdade e de todos os que nela trabalham, desde os professores, aos investigadores e demais colaboradores, incluindo a Direção.

A FEP JuniorConsulting está de parabéns por mais uma edição de sucesso do ‘Porto de Emprego’, mas não posso deixar de salientar que a Faculdade tem muitas mais organizações de estudantes cujo trabalho e empenho também muito orgulham a FEP, umas também na área de consultoria e ligação ao mercado de trabalho, e outras na área da cultura, nomeadamente.

As diversas organizações estudantis da FEP e as suas causas e propósitos podem ser consultados no sítio de internet abaixo – é uma forma de as promover aos stakeholders interessados, depois de ter ‘desperto o apetite’ ao descrever o sucesso que foi mais uma edição do ‘Porto de Emprego’.

Os estudantes da FEP (os que melhor conheço) e os demais jovens – estudantes ou já no ativo –, filhas e filhos de Portugal, são o futuro do nosso País, sendo por isso merecedores de todas as oportunidades que lhes possamos oferecer e de todas as condições de que precisam para prosperar e fazer progredir a nossa economia e sociedade.