Silvério Cordeiro, Jornal i

 

Os fundadores do sistema político, embora com posições diferentes, entenderam que a discussão, a negociação e o compromisso são os ingredientes básicos da democracia

O Sistema político Americano, é o resultado do pensamento de Hobbes, Locke e Montesquieu, atendendo a que não preconizaram um mundo utópico, outrossim, procuraram construir um sistema político que evitasse a vivência num mundo pior.

Locke e Montesquieu avisam para o perigo de concentração do poder político,devendo-se evitar um sistema centralizado e a tirania da maioria.

Neste contexto, as decisões políticas resultam do ajustamento e compromisso entre diferentes interesses. Os fundadores do sistema político, embora com posições diferentes, entenderam que a discussão, a negociação e o compromisso são os ingredientes básicos da democracia.

Sob o ponto de vista dos poderes presidenciais, George Washington, lutou pela união entre os estados contra o movimento da confederação, sendo que, decorridos dois séculos, a eleição do presidente continua a ser de forma indireta, dependendo da votação dentro de cada estado e segundo as regras definidas por cada estado.

Além disso, os poderes do Presidente são objeto de controle por parte do Supremo Tribunal e do Congresso system of checks and balances.

Aliás, se repararmos bem, na prática a política de Trump, apenas vingou, porque representou os prejudicados pelo sistema, os ainda hoje ressabiados estados do Sul, o próprio conservadorismo rural e as igrejas evangélicas.

Acresce que na sua governação, teve a sorte de conseguir nomeações para os tribunais federais, incluindo o Supremo Tribunal, procurando assim domesticar o poder judicial, atrelando-o aos seus interesses.

Porém, a sua linguagem política é tudo menos negociação, tendo tiques de populismo, demagogia e tirania.

Esperamos agora que Biden, seja capaz de restabelecer o sistema num momento em que a América está dividida.

Efetivamente, não será pelo facto de Trump ter perdido as eleições que o Trumpismo vai desaparecer. As condições que possibilitaram o aparecimento deste “fenómeno” continuam a existir e, provavelmente aparecerá outro, talvez mais polido, mas não menos perigoso.

De acordo com Oliveira Rocha, vivemos momentos difíceis, mas empolgantes no que respeita aos fenómenos políticos. O mundo, conforme o conhecemos, vai mudar e ver-se-á confrontado ou com um Estado Leviatã, ou com um populismo cavernícola.