capa do documento de trabalhoCarregue na imagem para importar o livro Autor: José António Moreira
Título: Pode um investidor medianamente diligente detectar a manipulação dos resultados das empresas? Estudo do caso Worldcom
Editor: Edições Húmus & OBEGEF
Data: 2013,Jun.
Páginas: 29
©: Observatório de Economia e Gestão de Fraude
Formato ficheiro: pdf (portable document format)
Dimensão: 407 kb
Solicitação: Transmita-nos a sua opinião sobre este trabalho.

Resumo: 

texto em portuguêsTendo por pano de fundo os grandes escândalos financeiros que irromperam nos Estados Unidos da América no início do presente século, o estudo discute se seria possível a um investidor medianamente diligente aperceber-se da situação de manipulação da informação contabilística que lhes esteve subjacente. É proposta uma metodologia de análise de fácil aplicação por parte de um qualquer investidor, que é seguidamente testada no caso de um desses escândalos, o da WorldCom. A evidência empírica recolhida para este caso indicia que seria possível a esse hipotético investidor detectar, com cerca de um ano de antecedência, sinais da manipulação dos resultados. O estudo faz dois contributos principais. Chama a atenção para a existência de ferramentas de análise, ao dispor de qualquer investidor minimamente diligente, de aplicação simples mas eficazes na detecção de sinais de manipulação dos resultados. Mostra, implicitamente, que a dificuldade em detectar muitos dos casos de grande fraude financeira parece estar mais no constrangimento mental dos investidores, induzido pelo sentir (euforia) global do mercado num dado momento, do que na falta de tais ferramentas.


Texto em inglêsAdopting the financial scandals in the United States as the background context, the current study discusses whether it would have been possible an investor medianly diligent to detect signs of the earnings manipulation underlying such scandals. It proposes an easy methodology, based on a limited set of indicators and ratios, and applies it to the accounting information of WorldCom, infamous for being one of such scandals. The empirical evidence suggests that a year in advance that investor could have detected signs of accounting manipulation. The study makes two main contributions. It highlights the importance and power of such type of methodology; although implicitly, it shows that the main constraint the investor faces in detecting the scandals is mental and driven by the euphoric behaviour of the market at a given moment, eroding any criticism towards the company.

© Direitos de autor:

É permitida a importação gratuita.
É permitida a cópia de partes deste documento, sem qualquer modificação, para utilização individual. A reprodução de partes do seu conteúdo é permitida exclusivamente em documentos científicos, com indicação expressa da fonte.
Não é permitida qualquer utilização comercial. Não é permitida a sua disponibilização através de rede electrónica ou qualquer forma de partilha electrónica.
Em caso de dúvida ou pedido de autorização, contactar directamente o OBEGEF.