Carregue na imagem para importar o livro | Autor: Vanja Bajovic; Savo Manojlovic Título: Corruption and Financing of Political Parties - Case of Serbia Editor: Edições Húmus & OBEGEF Data: 2013,Jan. Páginas: 31 ©: Observatório de Economia e Gestão de Fraude Formato ficheiro: pdf (portable document format) Dimensão: 288 kb Solicitação: Transmita-nos a sua opinião sobre este trabalho. |
Este trabalho focou-se na corrupção política na Sérvia, na área do financiamento dos partidos políticos. No primeiro capítulo, são descritas várias formas de corrupção política em relação ao financiamento partidário e as suas peculiaridades em países em pós-transição económica. São também analisados os mecanismos legislativos, institucionais e sociais anticorrupção. O segundo capítulo é dedicado ao quadro legislativo, com particular incidência na lei sérvia do financiamento de actividades políticas e nas suas disposições anti corrupção. Os mecanismos institucionais, que incluem a agência de monitorização, a transparência financeira e a independência judicial, são analisados no terceiro capítulo. Por último, o acompanhamento pela imprensa livre, o público geral informado e outras condições sociais são discutidos no final. Este artigo é ilustrado por inúmeros exemplos práticos da Sérvia, faz um exame crítico da implementação dos mecanismos citados e providencia algumas sugestões legislativas para a sua melhoria.
This paper focused on political corruption in Serbia in area of political party funding. In the first chapter are described various forms of political corruption regarding party funding and their peculiarities in post-transitional countries. Legislative, institutional and social anti corruption mechanisms are analyzed after that. The second chapter is dedicated to legislative framework, with particular focus on Serbian Law on financing of political activities and its anti corruptive provisions. Institutional mechanisms that include monitoring agency, financial transparency and judiciary independence are analyzed in the third chapter. Finally, monitoring by free press, informed public and other social conditions are discussed in the end. The paper is illustrated by numerous cases from Serbian practice. It critically examines implementation of quoted mechanisms and gives some legislative suggestions for their improvement.
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