capa do documento de trabalhoCarregue na imagem para importar o livro Autor: José Neves Cruz
Título: Is white-collar crime a form of entrepreneurship?
Editor: Edições Húmus & OBEGEF
Data: 2013,Fev.
Páginas: 42
©: Observatório de Economia e Gestão de Fraude
Formato ficheiro: pdf (portable document format)
Dimensão: 380 kb
Solicitação: Transmita-nos a sua opinião sobre este trabalho

Resumo:

texto em portuguêsDe acordo com Baumol (1990), o empreendedorismo nem sempre aumenta o valor social, mas, dependendo de fatores contextuais (“regras do jogo”), o talento empresarial pode ser direcionado para atividades improdutivas e destrutivas, designadamente o crime de colarinho branco e o crime organizado. Existe alguma contraprova empírica corroborando esta hipótese. Com base nela, propomos um modelo integrado para o estudo empírico dos fatores individuais do crime do colarinho branco, baseado na combinação de duas abordagens concorrentes que têm sido amplamente utilizadas para identificar os fatores individuais do empreendedorismo: o modelo de traços de personalidade; a teoria do comportamento planeado (TCP). Advogamos que a aplicação dos dois modelos, usando a mesma amostra de indivíduos, produzirá resultados similares para ambos os tipos de intenções e uma forte associação entre intenções empreendedoras e intenções de cometimento do crime de colarinho branco, ou seja, esperamos encontrar fortes similaridades, ao nível da personalidade e ao nível das intenções, entre os empreendedores e os ofensores de colarinho branco.

Texto em inglêsAccording to Baumol (1990), entrepreneurship does not always create social value but, depending on contextual factors (rules of the game), entrepreneurial talent may be directed towards unproductive and destructive activities, including white-collar crime. Following Baumol’s hypothesis we propose a theoretical framework for the integration of the empirical study of entrepreneurship and white-collar crime designed with intelligence and innovation, based on the combination of two competing approaches hitherto used separately for both issues: the personality traits model and the theory of planned behaviour.

© Direitos de autor:
É permitida a importação gratuita.
É permitida a cópia de partes deste documento, sem qualquer modificação, para utilização individual. A reprodução de partes do seu conteúdo é permitida exclusivamente em documentos científicos, com indicação expressa da fonte.
Não é permitida qualquer utilização comercial. Não é permitida a sua disponibilização através de rede electrónica ou qualquer forma de partilha electrónica.
Em caso de dúvida ou pedido de autorização, contactar directamente o OBEGEF.