António Maia e Rute Serra
No dia 23 de janeiro foi apresentado publicamente o mais recente trabalho editorial do OBEGEF, o livro Fraude e Corrupção na Administração Pública (Fraude e Corrupção na Administração Pública - Em 50 Anos de Democracia), coordenado por António João Maia e Rute Serra.
A obra, que foi apresentada pelo Vice-presidente do MENAC, Dr. Olívio Mota Amador, trata-se de um relevante trabalho realizado no âmbito da sociedade civil de reflexão e análise crítica sobre a evolução da problemática da fraude e da corrupção e das soluções que têm sido adotadas ao longo das cinco décadas de democracia em Portugal, em áreas-chave da Administração Pública. Os diversos artigos que integram o livro, de autoria de especialistas nas correspondentes áreas, abordam a evolução da problemática nas áreas das Autarquias Locais, Banca, Cultura, Desporto, Educação, Polícia, Saúde e Segurança Social, para lá da abordagem transversal sobre a evolução das estruturas de controlo e do quadro normativo.
O OBEGEF e os coordenadores deste projeto agradecem aos autores dos diversos artigos o empenho e trabalho que realizaram nas áreas em que são especialistas, nomeadamente a Patrick de Pitta Simões e Vitor Miguel Lourenço, Nuno Sampayo Ribeiro, Luís Silveira Botelho, João Paulo Almeida, Margarida Flores, André Inácio, Gonçalo da Cunha Pires e Sandra Castelo Branco Santos Jorge, bem como ao Luís Rosa, que prefaciou a obra, e ao Dr. Olívio Mota Amador, que a apresentou publicamente.