Jorge Fonseca de Almeida, OBEGEF

 

Saudamos esta colaboração entre as duas entidades, que poderá ser um prenúncio de futuras ações conjuntas entre a grande organização internacional de origem alemã e o português Obegef.

Celebra-se todos os anos a 9 de Dezembro o Dia Internacional Contra a Corrupção instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Portugal o dia passa geralmente desapercebido dos principais órgãos de comunicação social. Percebe-se, infelizmente, a luta contra a corrupção nunca foi uma prioridade das elites económicas governantes portuguesas.

Este ano as duas principais associações civis que mais têm vindo a pugnar por uma luta consequente contra a corrupção, a Transparência Internacional e o Observatório de Economia e Gestão de Fraude (Obegef) juntam-se em diversos eventos que pontuam o dia 9 de Dezembro.

O evento porventura mais marcante do dia será a apresentação pública do livro “Ética e Integridade na Vida Pública” que agrega reflexões e propostas de mais de 20 personalidades de todas as esferas da vida social portuguesa. Académicos, gestores, políticos, jornalistas, criminologista e muitos outros.

Trata-se de uma obra multidisciplinar de referência que abrange diversas áreas ligadas ao combate à fraude e à corrupção nas instituições públicas e privadas.

As principais intervenções estarão a cargo de Rute Serra que falará da perspetiva dos organizadores da obra, do Professor Óscar Afonso, Presidente do Obegef, e de Susana Coroado, Presidente da Transparência Internacional.

Saudamos esta colaboração entre as duas entidades, que poderá ser um prenúncio de futuras ações conjuntas entre a grande organização internacional de origem alemã e o português Obegef. Numa caminhada difícil como esta de alertar e mobilizar a sociedade para os perigos e malefícios da corrupção, a coordenação de esforços pode ajudar a vencer algumas batalhas.

Neste período de pandemia aguda a apresentação do livro “Ética e Integridade na vida Pública”, organizada pela editora Almedina, será feita exclusivamente por videoconferência aberta a todos os que nela queiram participar no dia 9 de Dezembro às 19h. Para estar presente basta uma simples inscrição no link https://bit.ly/Webinar_ÉticaIntegridade.