Aurora Teixeira , Visão online
Devemos apoiar e incentivar os nossos estudantes a trabalhar mais e melhor, ajudando-os a concentrar no positivo, transmitindo-lhes o espírito “Hakuna matata!”
A pandemia do Covid 19 implicou uma alteração abrupta no processo de formação e aprendizagem no Ensino Superior. A transição do ensino presencial para o ensino a distância ocorreu numa escala inédita na história do ensino superior, obrigando a um repensar imediato do processo de aprendizagem, com o ensino à distância (incluindo recurso a atividades online) a emergir como a única alternativa viável no contexto pandémico.
Esta transição imprevista e radical tem consideráveis implicações para a integridade académica. Por um lado, os professores não possuem, em geral, capacidades e experiência com o ensino e avaliação à distância. Uma mera adaptação dos conteúdos das avaliações presenciais é insuficiente para garantir um processo de aprendizagem adequado em termos de qualidade, que garanta a igualdade de oportunidades e de justiça relativa entre todos os estudantes. Por outro lado, muitos estudantes sentem-se confusos e frustrados na medida em que os seus ambientes de aprendizagem mudaram subitamente, tendo esta mudança sido acompanhada, em muitos casos, por aumentos consideráveis (e, quiçã, irrealistas) do volume de trabalho autónomo, sendo que frequentemente a comunicação sobre o que é esperado deles se revela insuficiente.
As instituições e os professores devem reconhecer (e trabalhar na prevenção) dos impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes, tranquilizando-os e incorporando alguma flexibilidade na forma como estes são avaliados.
Apesar dos receios de que o ensino e a avaliação à distância (incluindo online) fomentam a fraude académica, diversos estudos científicos mostram que a desonestidade / fraude académica não é necessariamente mais prevalente nos cursos/ atividades à distância. Na minha opinião, contudo, neste momento, o foco deveria ser (mais) centrado no ensino e na aprendizagem do estudante e não (tanto) na questão da fraude.
Enquanto professores, podemos (e devemos) contribuir de forma proativa para a manutenção da integridade académica. É importante transmitir aos nossos estudantes que, tal como eles, encontramo-nos numa situação de aprendizagem e de adaptação a um novo e incerto contexto e que só com o apoio e respeito mútuos conseguiremos levar a bom porto as nossas tarefas e alcançar (com honestidade) os nossos objetivos. Devemos apoiar e incentivar os nossos estudantes a trabalhar mais e melhor, ajudando-os a concentrar no positivo, transmitindo-lhes o espírito “Hakuna matata!” (in Filme Rei Leão).