Filipe Pontes, Visão online

50% dos casos de corrupção são detetados por denúncia, sendo que o estudo aponta que as fraquezas nos controlos internos são responsáveis por aproximadamente metade das fraudes.
...

No passado mês de junho foi publicado apela ACFE (Associação de Examinadores Certificados de Fraudes) a 10ª edição do denominado “Report to the nations 2018” – O Estudo Global sobre fraude ocupacional e abuso. Trata-se do maior estudo sobre a problemática da fraude incluindo dados de 125 Países, com base na análise de quase 2700 casos provindos de 23 indústrias (tal representatividade confere, sem dúvida, o estatuto de global).

Este estudo partindo da informação abastecida e histórica permite a todos os interessados nestas matérias obter indicadores e referências de comportamento de forma representativa e que apontam tendências e soluções.

Assim no que diz respeito à mais comum das tipologias de fraude diz-nos o estudo que 89% das fraudes detetadas dizem respeito a esquemas de apropriação indevida de ativos. 50% dos casos de corrupção são detetados por denúncia, sendo que o estudo aponta que as fraquezas nos controlos internos são responsáveis por aproximadamente metade das fraudes.

As fraudes detetadas e abastecidas neste estudo apresentam um valor médio de 130 000 dólares, sendo que 22% dos casos causarem perdas superiores a 1 Milhão de dólares.

Outro indicador interessante deste estudo aponta para a importância da existência dos chamados “hotlines” ou canais de denúncia. O resultado deste estudo conclui que nas organizações onde existem canais de denúncia existem maior % de deteção de fraude por denúncia no total de 46% comparando com os 30% nas outras organizações.

O estudo conclui também que dos chamados “red flags”, indicadores de fraude, em 85 % dos casos existia pelo menos um indicador alerta, sendo que em 50% dos casos existiam múltiplos indicadores que deveriam servir de alerta, dos quais se destacam: prática de nível de vida acima das possibilidades, dificuldades financeiras e/ou problemas familiares/divórcios.