Autores: Rute Serra
Título: Interesses públicos e privados: a gestão do conflito
Editor: Edições Húmus & OBEGEF
Data: 2018, Jul.
Páginas: 14
©: Observatório de Economia e Gestão de Fraude
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Dimensão: 2122 kb
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Resumo: 

texto em portuguêsA evolução dos modelos de gestão pública, a que se assistiu nos últimos setenta anos, veio permitir uma aproximação à praxis gestionária privada, aglutinando-se medidas como mensuração de desempenho, preocupação com resultados e níveis de produtividade, promoção da eficiência e interiorização de modelos que permitam a flexibilização da gestão, permitindo desfocalizar do público, para incidir preocupações, no cidadão. E é neste contexto que emerge a probabilidade de se posicionarem em palco, interesses conflituantes. Gerir conflitos de interesses, enquanto fenómeno proteiforme, exige dominar as suas causas e identificar os mecanismos eficazes de deteção, através de um mapeamento do risco, prevendo cenários de hard e soft law adequados a sancionar as prevaricações, que se podem inserir num espetro que compreende das simples irregularidades à ocorrência de crime.
Compreender que o desempenho público está baseado na relação de confiança que não admite desvirtuosidade, importará que a dimensão ética dos seus atores se traduza em práticas, desde logo, transparentes. Promover uma cultura cívica de integridade pode ser um caminho para reduzir os focos de conflitos de interesses públicos e privados.

Texto em inglêsThe evolution of public management models, which has been observed over the last 70 years, has allowed us to approach private management praxis, bringing together measures such as performance measurement, concern with results and levels of productivity, promotion of efficiency and internalization of models that allow the flexibility of the management, allowing to defocus from the public, to raise concerns, with the citizen. And it is in this context that the probability of occurrence of conflicts of interest may increase. Managing conflicts of interest, as a protean phenomenon, requires mastering its causes and identifying effective mechanisms of detection through a mapping of risk, providing for hard and soft law scenarios suitable to sanction prevarications, which can be inserted in a spectrum that comprises from simple irregularities to the occurrence of crime. Understanding that public performance is based on a relationship of trust that does not admit of misrepresentation will mean that the ethical dimension of its actors reflects transparent practices. Promoting a civic culture of integrity can be a way to reduce the focus of conflicts of public and private interests.

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