Autores: Antonio Carlos Hencsey
Título: A definição, o processo de racionalização no triângulo da fraude e a complexidade de sua construção psicológica
Editor: Edições Húmus & OBEGEF
Data: 2016, Abr.
Páginas: 14
©: Observatório de Economia e Gestão de Fraude
Formato ficheiro: pdf (portable document format)
Dimensão: 133 kb
Solicitação: Transmita-nos a sua opinião sobre este trabalho.

(Carregue na imagem para importar o livro)

Resumo: 

texto em portuguêsO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma nova definição para o conceito de racionalização do triângulo da fraude. Junto desta, procurar-se-á desenvolver e demonstrar o caminho psicológico que leva à sua construção bem como fatores influenciadores e facilitadores que permitem que este processo ocorra. Desta forma, objetiva-se oferecer uma melhor compreensão e visualização da racionalização na prática, possibilitando assim diminuir a probabilidade de equívocos conceituais e profissionais entre o que é, de fato, um comportamento ilícito ou desviante racionalizado, e o que é uma justificativa consciente, planejada e com fins de manipulação para diminuir a responsabilidade e punibilidade após uma ação condenável em ambiente corporativo.

Texto em inglêsThe present working paper aims to introduce a new definition for the concept of rationalization of the fraud triangle. With this, will develop and demonstrate the psychological path that leads to it’s construction as well as influencing factors and facilitators that allow this process to occur. In this way, the goal is to provide a better understanding and visualization of rationalization in practice, thus decreasing the likelihood of misunderstandings and conceptual professionals between what is in fact is a deviant and unlawful conduct or rationalized what is a plausible justification, conscious and planned for a reprehensible action in corporate environment.

© Direitos de autor:

É permitida a importação gratuita.
É permitida a cópia de partes deste documento, sem qualquer modificação, para utilização individual. A reprodução de partes do seu conteúdo é permitida exclusivamente em documentos científicos, com indicação expressa da fonte.
Não é permitida qualquer utilização comercial. Não é permitida a sua disponibilização através de rede electrónica ou qualquer forma de partilha electrónica.
Em caso de dúvida ou pedido de autorização, contactar directamente o OBEGEF.