Edgar Pimenta, Visão on line,

1. Eu ainda sou do tempo… em que nas quintas-feiras, dias 12 de um qualquer mês se alterava o relógio do PC, evitando que o mesmo passasse pela famigerada e temida data de sexta-feira 13. Era o tempo do vírus Jerusalém e notícia constante nessas quintas-feiras dia 12. Estávamos na década de 80, a década da guerra-fria. Três décadas depois… todos os dias são sextas-feiras 13.
Os vírus informáticos têm tido evoluções, mutações e degenerações diversas. Deixámos de falar de vírus. Passámos a falar de malware para designar todo o software malicioso. Seja vírus, worms, trojans, keyloggers, spyware, etc… Toda uma parafernália de coisas estranhas e esotéricas (nota ao leitor: no final do artigo tem um breve glossário).
Consequentemente, é natural o receio actual que nos leva a tentarmo-nos proteger de todas estas ameaças. Mas esse desejo é igualmente usado para nos enganar. É o caso, por exemplo, do Scareware – um tipo de malware que consiste em diversos avisos de que o nosso computador está infectado mas que, coincidentemente, existe um produto, altamente eficaz e de preço acessível que nos resolve todos os problemas e mais alguns. Obviamente, todos estes avisos são acompanhados das necessárias imagens de barras vermelhas indicadoras de perigo, cintilantes avisos de elevado números de vírus e tudo o que nos possa levar a agir rapidamente (entenda-se, adquirir o produto milagroso). A banha da cobra virtual. Fraudes com milhares de anos… Mudam-se os tempos, mantém-se as fraudes…
2. Mas pese o tom jocoso, existe obviamente malware que não deve ser tomado de forma tão leviana. Veja-se, por exemplo, o caso do Zeus, um trojan que tem como principal objectivo obter as credenciais de acesso a sistemas de homebanking, usando, entre outros, o phishing e o spam como meios de difusão. Não existem números exactos de computadores que foram infectados mas estima-se que terão sido vários milhões em todo o mundo.
Outro exemplo, e que é actualmente um caso de estudo, é o Stuxnet. Este vírus foi concebido e construído de forma perfeitamente genial, tendo como alvo um conjunto de sistemas até agora “esquecidos” – os sistemas SCADA (muito sucintamente, sistemas de controlo de equipamentos industriais). O seu processo de criação, forma de ataque e o facto do País mais afectado ter sido o Irão e os seus sistemas nucleares ajudam a criar a suspeição de que o Stuxnet terá sido construído por uma equipa altamente especializada e com elevados recursos. Algo que só estaria ao alcance de algumas (poucas) nações mundiais. É por isso considerado uma das primeiras e mais representativas armas cibernéticas usadas até agora no espaço virtual. Não terá sido apenas mais um vírus. O seu código e modus operandi têm sido exaustivamente estudados e poderá fazer escola. É esperado que variantes deste vírus possam começar a surgir em breve.
3. Todo este mundo do malware é um negócio de milhões para as empresas de antivírus. Têm inclusive sido frequentes os rumores e teorias de conspiração de que muitas vezes são estas mesmas empresas e criar e difundir os próprios vírus. Se é assim ou não, dificilmente se saberá. Mas lembro-me, numa conferência, de ouvir alguém dizer: porquê gastar dinheiro a fazer vírus se existe tanta gente a faze-lo de graça? É um argumento que me parece válido. Mas o negócio de milhões não é apenas para as empresas de antivírus. Um novo negócio prolífera no submundo da internet: o aluguer de “ataques”.
4. O conceito é simples. Se eu tenho um conjunto de recursos que construí para efectuar algum tipo de ataque, porque não rentabilizá-lo e alugar essa capacidade de processamento e/ou de distribuição de malware vendendo esse serviço a terceiros?
Suponhamos, por exemplo, que eu detenho o controlo de uma botnet (conjunto de bots ou agentes de software residentes em computadores infectados, permitindo o seu controlo remoto) com vários milhares de computadores. Ao invés de a utilizar para provocar Denial-of-Service (inundar um site com um número de pedidos anormal, fazendo com que ele deixe de conseguir responder) posso contactar uma empresa com uma “proposta”: Caso não seja pago um determinado valor, é lançado um ataque de Denial-of-Service aos servidores da empresa, deixando esta de conseguir operar. Se, por outro lado, o valor for pago, para além de não se efectuar o ataque, dá-se um desconto caso a empresa pretenda encomendar um ataque à concorrência. Parece extorsão? Talvez porque seja mesmo extorsão. Mais uma vez, uma forma de fraude que não é recente mas que ganha novas dimensões no maravilhoso (quase) novo mundo virtual.
Glossário breve
Botnet – conjunto de bots ou agentes de software residentes em computadores infectados através de malware. Estes bots actuam de forma coordenada em resposta a comandos de um controlo centralizado (controlado por hackers)
Denial of Service – Consiste em sobrecarregar um servidor com um elevado número de pedidos ilegítimos, tornando-se impossível a este dar resposta a qualquer pedido, mesmo quando seja legítimo. O uso de botnets permite lançar ataques de Denial of Service de vários pontos distintos, tornando-se mais difícil a sua defesa. São os designados Distributed Denial of Service.
Malware – Considera-se como malware todo o software de carácter malicioso.
Entre os vários tipos de malware, podemos distinguir:
− Virus – Pequenos programas que infectam os programas que temos instalados nos nossos computadores, levando a modos de funcionamento fora do normal.
− Worms – São um género de vírus mas que se propaga de forma automática (via rede, via e-mail, etc.)
− Trojan – ou cavalos de Tróia. São pequenos programas que correm nos computadores sem afectar de forma aparente o funcionamento destes, mas recolhendo informação do utilizador ou permitindo o acesso remoto de um atacante. Os trojans podem vir associados a programas aparentemente legítimos.
− Keyloggers – Pequenas aplicações que recolhem a informação digitada pelo utilizador no teclado.
− Spyware – Todo o software que tem como objectivo espiar a actividade dos utilizadores.
− Scareware – Software que pode ou não causar dado mas cujo principal objectivo é levar os utilizadores a adquirirem um produto.
Conforme se consegue inferir, existe malware que pode ser simultaneamente classificado nestas várias categorias (e noutras aqui não referidas).
Phishing – Consiste em ludibriar o utilizador, levando-o a fornecer dados pessoais ou credenciais de acesso (tipicamente, a sites de home banking).
SCADA - Supervisory Control and Data Acquisition – São sistemas de monitorização de sistemas industriais (por exemplo, sondas). Usados frequentemente em sistemas de automação industrial.
Spam – Envio indiscriminado de mensagens não solicitadas (tipicamente por e-mail).