Henrique Santos, Visão on line,

Agora já não vai precisar mais de se preocupar com a multa que vai pagar. O Governo acaba de lançar, através do programa Simplex, a multa antes da hora. Uma espécie de conta corrente, em que adiantamos o dinheiro para uma multa que nos apareça mais tarde, no futuro.
Aquele sentimento que até agora nos deixava angustiados ("paguei uma multa e nem sei para onde vai o dinheiro, e que foi tão injusta, e nem vem nada a calhar,..") está ultrapassado. Agora, sabemos que se tivermos uma multa, esta vai ser descontada na nossa conta corrente, e assim, quando a pagarmos, até vamos ficar convencidos que estamos a reaver o dinheiro.
"Pode começar a pagar hoje a multa que vai ter amanhã!" será o lema da campanha que arrancará em breve. E se por acaso nunca tiver uma multa, e estiver quase a morrer, pode sempre pregar a sua partidinha à última hora para reaver o dinheiro.
Todos ganham. O estado recebe antes, nós recebemos (depois) mas recebemos (isto é, deixamos de pagar), ajudamos a ultrapassar o défice ao estado e as autoridades já podem multar sem se preocupar, porque sabem que estão a fazer um favor ao "prevaricador" que vai reaver o seu dinheiro.
Basicamente, esta não é uma ideia nova, até já foi lançada por um governo de direita, e, no caso das empresas, chama-se PEC (não, não é o Programa de Estabilidade e Crescimento, é o Pagamento Especial por Conta), mas é tão especial, tão especial, que a diferença que existe entre o pagamento da multa antes da hora e o PEC, é o facto de ser muito mais difícil recuperar este último do que a multa antes da hora. Valha-nos ao menos a possibilidade de podermos bufar ("pago mas bufo", e isso deixa satisfeito qualquer um! Andamos sempre mais inchados, ainda que cheios de fome).
Ninguém gosta de pagar, e o sentimento de "pagar para nada" torna-se assustador. Então, se a multa é antes da hora, o bom português já não vai pagar tarde e a más horas, porque paga mesmo antes. Portugueses há que vão passar a ir viver para a Espanha, por causa da diferença horária. As empresas açorianas também já fizeram saber que não querem ficar com um grande desfasamento nos pagamentos.
Mas "nós", de facto, sabemos inovar. Como certamente saberão (e isto é mesmo verdade), é possível em Portugal pagar multas (e desculpem-me os juristas o emprego pouco adequado da expressão, mas é para que todos entendam perfeitamente), COM DESCONTO, sim, É POSSÍVEL PAGAR MULTAS COM DESCONTO. Por exemplo, pode receber uma notificação em casa a dizer que "vai ser penalizado" com o pagamento de uma multa porque prevaricou, mas se quiser pagar já (isto é, em cinco dias) e não reclamar, tem direito a um desconto de 25%. O Estado é, inegavelmente, uma pessoa de bem… e um nato negociante!
Fonte próxima do Governo já adiantou uma nova medida que também está na calha no âmbito do Simplex, trata-se da morte antes da hora. O princípio é o mesmo do da multa antes da hora, o resultado, esse, só as gerações futuras o conhecerão.
O sentimento de injustiça leva a que muitas vezes decidamos fazê-la pelas próprias mãos e sob as nossas convicções, e isso, normalmente não corre bem a ninguém, e depois ainda dizem que há fraude!
Como já notaram, é muito fácil explicar (mas sobretudo baralhar) como funciona a economia. Estejam atentos, porque eles andam(os) aí.