Padões do plágio estudantil em Portugal: quão relevantes são as áreas de estudo e formação? Patterns of plagiarism by university students in Portugal: does academic field matters? |
|
Coordenador: Aurora Teixeira | |
Não obstante a investigação existente sobre o plágio estudantil seja razoavelmente abundante e caracterizada por um notório dinamismo, a evidência empírica e as implicações de política que daí se retiram são, em general, baseados em amostras isoladas, envolvendo uma (ou muito poucas) áreas de estudo e formação. Com base num projecto de âmbito nacional sobre integridade académica, levado a cabo em 2010, foi recolhida uma amostra de mais de 5 mil estudantes inscritos no ensino superior em Portugal, provenientes de uma miríade de cursos de 22 áreas de estudo e formação (Formação de professores/formadores e ciências da educação; Artes; Humanidades; Ciências sociais e do comportamento; Informação e jornalismo; Ciências empresariais; Direito; Ciências da vida; Ciências físicas; Matemática e estatística; Informática; Engenharia e técnicas afins; Indústrias transformadoras; Arquitectura e construção; Agricultura, silvicultura e pescas; Ciências veterinárias; Saúde; Serviços sociais; Serviços pessoais; Serviços de transporte; Protecção do ambiente; Serviço de segurança). Estes dados permitem analisar de que forma os padrões e percepções sobre o plágio diferem entre áreas de estudo e formação. Mais especificamente, e recorrendo a uma análise estatística exploratória, é providenciada evidência por áreas de estudo e formação relativamente a:
Adicionalmente, discutir-se-á implicações práticas derivadas dos resultados obtidos. |
Although existing research on student plagiarism is reasonably abundant and characterized by noticeable dynamism, the empirical evidence and the concomitant policy implications are in general based on single (or very few) and isolated academic field samples. In 2010 I performed a nationwide survey on academic integrity and gathered a sample of over 5 thousand university students from a myriad of academic courses spread by 22 academic fields (Agriculture, forestry and fisheries; Architecture and Building; Arts; Communication and journalism; Computing sciences; Economics and Business sciences; Education and training; Engineering; Environment protection; Exact sciences; Health; Humanities; Law; Life sciences; Manufacturing industry sciences; Math and statistics; Personal Services; Security services; Social and Behavioral sciences; Social Services; Transport services; Veterinary medicine) enrolled in Portuguese higher education institutions. This data enables to assess the extent to which patterns and perceptions on plagiarism differ between fields of study. More specifically, and resorting to exploratory statistical analysis, I'll provide evidence, by academic field, on
In addition, I'll discuss potential practical implications from the findings. |