Fraude ao Consumidor via preço
Consumer Fraud by price
Coordenador: Carlos Pimenta
Equipa / Team: Rita Vilaça
texto em portuguesVivemos numa sociedade consumista com mercados agressivamente competitivos. O preço emerge como conceito-chave para a decisão, regendo o comportamento do consumidor. A presente investigação incide na fraude ao consumidor, especificamente nas práticas comerciais com redução do preço.
A análise visa associar variáveis sociodemográficas, bem como traços do consumidor, a uma atitude positiva relativa às reduções de preço. Sabendo que nem sempre os descontos, as promoções, as liquidações e os saldos fornecem ao consumidor o preço mais favorável e a influência que a informação, publicidade e o marketing exercem no consumidor, procura-se conhecer hábitos de consumo e a prática de comportamentos preventivos.
Diversos fatores poderão exponenciar a vulnerabilidade pelo que estabelecer uma relação causal entre um fator de vulnerabilidade e uma probabilidade de vitimização permitirá uma intervenção mais adequada.
Texto em inglesWe live in a consumer society with aggressive competitive markets. The price emerges as a key concept for the decision, governing consumer’s behavior. The present research focuses on consumer fraud, specifically in commercial practices with price reduction.
The analysis aims to associate social-demographic variables and consumer traits with positive attitudes on price reductions. Knowing that, not always discounts, promotions, liquidations and sales provide to consumers the most favorable price and that the influence that information, advertising and marketing have on consumers, is intended to observe consumer habits and the practice of preventive behaviors.
Several factors may instigate the vulnerability. Therefore, establishing a causal relation between vulnerability factors and probability of victimization will allow a more appropriate intervention..