Sun, 12 Jul 2015 2015 00:00:00 GMT

Vale do Lobo

Vara terá recebido luvas para garantir juros atrativos

Carlos Varela, Nelson Morais e Nuno Miguel Maia

Armando Vara é suspeito de ter recebido contrapartidas enquanto administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para favorecer o empreendimento de luxo no Vale do Lobo, Algarve. A investigação aponta para a existência de indícios de que o ex-ministro terá recebido parte dos 12 milhões de euros que passaram por contas na Suíça do alegado testa de ferro de Sócrates, Carlos Santos Silva.

Mon, 13 Jul 2015 00:00:00 GMT

Carlos Costa quer rever modelos de governo da banca

Reforço da capitalização dos bancos e movimento de consolidação serão prioridades nos próximos cinco anos.

Marta Marques Silva e Filipe Alves marta.marquessilva@economico.pt

Carlos Costa, que foi formalmente reconduzido para um segundo mandato à frente do Banco de Portugal na sexta-feira, anunciou as prioridades para os próximos cinco anos, mas deixou também duras críticas ao que apelidou de "insuficiência de valores" actualmente vigente nas instituições.

Tue, 14 Jul 2015 00:00:00 GMT

Empresas não podem ter divergências ou estar em situação de incumprimento.

No final do ano passado entraram em vigor novas regras mais apertadas para a concessão de reembolsos do IVA. Saiba o que mudou.

CONTROLO DE FACTURAS

O Plano de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras 2015-2017 aprovou medidas de controlo da obrigação de emissão e comunicação de facturas e de controlo das obrigações no IVA.

Thu, 16 Jul 00:00:00 GMT

SAÚDE ¦ HOSPITAIS RECORREM A ESQUEMAS PARA ADIAR PAGAMENTOS

Fuga à despesa vale 140 milhões

As empresas fornecem o material que é pago por vezes só no ano seguinte

• CRISTINA SERRA

Há hospitais públicos que recorrem à consignação no caso dos dispositivos clínicos, um esquema que permite às unidades adiar o pagamento do material e transferir custos para as empresas. Os montantes rondam os 140 milhões de euros por ano.

Fri, 17 Jul 2015 00:00:00 GMT

Mª José Morgado à caça do burlão da TAP

Ana Serafim João Madeira

Falso intermediário na privatização da TAP está a ser investigado por Maria José Morgado no DIAP de Lisboa. Tentativas de burlas em grandes negócios são recorrentes, mas a taxa de sucesso está perto de zero. Houve até quem se fizesse passar por Cavaco Silva, recorda Mira Amaral.

A equipa de Maria José Morgado tem mais uma investigação de luxo a seu cargo. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso do burlão que tentou extorquir dinheiro ao consórcio que venceu a privatização da TAP e o processo está agora com o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), adiantou ao SOL fonte oficial da Procuradoria-Geral da República. Depois da denúncia feita há duas semanas pelo ministro da Economia, a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, decidiu encaminhar a investigação para a procuradora que se notabilizou pelo combate à corrupção - Maria José Morgado esteve na origem do caso Apito Dourado, por exemplo.