logo1

Por motivos a que somos alheios, a nossa Newsletter esteve suspensa 2 meses. Pelo fato apresentamos as nossas desculpas.

ESTAMOS DE VOLTA!

Prevenção à Fraude e aos Crimes Cibernéticos

Aldo Andretta, Jornal i online



Pesquisas recentes mostram que os perímetros das organizações estão se expandindo e a preocupação amplia-se em decorrência do aumento da prática de crimes cibernéticos, o que traz vários desafios para as organizações e também para os profissionais que atuam com Prevenção à Fraudes e Segurança Cibernética, que precisam estar diariamente atualizados.

Fundos de litigância

Jorge Fonseca de Almeida, OBEGEF





Em Portugal não temos notícia da presença destes fundos. Por isso em muitos casos em que os consumidores são indemnizados nos Estados Unidos, na Alemanha ou mesmo em outros países os portugueses ficam sem ser ressarcidos.

Comportamento, ética e organizações – as ciências comportamentais e a prevenção à corrupção

Daniel Espínola, Jornal i online



A corrupção e a fraude são muitas vezes tratadas como problemas de alguns indivíduos inescrupulosos que fazem más escolhas (…), perspectiva que desvia a atenção das vulnerabilidades organizacionais

As “aparências” ao serviço das “essências”: curso à “utopia” consagrada?

Ricardo Rodrigues, OBEGEF





Um dia questionado:  Se tudo seria aquilo que parece “ser” aos olhos,pelo tempo e forma, no tempo que é conhecido? Respondi: De quanto de aparência uma boa convivência se faz? Quanto de essência teríamos de sacrificar? Quanto de transparência nos é exigível? De quanto de aparência uma verdade precisa para ser admissível? Quanto de verdade uma simples aparência precisa para ser conceptível?  Quais deverão ser os princípios norteadores e os limites definidores da estética? O que seriam leituras e interpretações plausíveis e/ou inaceitáveis? Qual o nível de consciência de essência supomos possuir ou dever possuir? Que instrumentos hermenêuticos possuímos? Que imagem suponho possuir ou dever possuir do “eu”, do “outro”, do “nós”, do “todo”? (…)

Status quo para que te quero!

Nuno Magina, Jornal i online



Portugal continua a negligenciar os conflitos de interesses no seio da governação política

Bitcoin

Ricardo Passos, OBEGEF





Todos os dias surgem novas oportunidades de investimento, mas a mim faz-me sempre confusão como é que as pessoas estão receptivas a investir o esforço de anos do seu trabalho em instrumentos e soluções que muitas das vezes não compreendem.

Canais de denúncia nas organizações – instrumento de prevenção da corrupção, ou o regresso dos “bufos”?

António João Maia, Jornal i online



A denúncia deve ser apresentada em forma e local adequados para que haja o devido tratamento e esclarecimento

Vem aí uma bazuca agrícola!

Miguel Viegas, Jornal i online



A PAC encontra-se pela sua natureza altamente exposta à fraude por várias razões.

Sanções: a antecâmara da guerra

Paulo Vasconcelos, OBEGEF





Seja por eleição democrática, intervenção autoritária, ou sucessão, os líderes são em geral fracos na causa pública, mas finos na optimização da qualidade da sua curta existência e dos lobbies perenes.

A auditoria e o ESG

Fátima Geada, Jornal i online



A Auditoria Interna pugna por garantir às organizações um ambiente de controlo eficaz, que permita uma relevante e bem adequada utilização de Recursos, com eficácia e eficiência.

Corrupção e conflito: o fogo-fátuo em que arde a Ucrânia

Rute Serra, OBEGEF





O esforço da Ucrânia na redução dos níveis de corrupção que apresenta é essencial para o seu crescimento económico e consequentes melhorias da vida que sobrar aos cidadãos. Mas não só. Reduzir a corrupção tem um impacto significativo na segurança global.

A ‘GERAÇÃO Z’ e o acesso ao ensino superior - o rei vai nú?

Maria Natália Gonçalves, Jornal i online



Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler, nem escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender

Cancelar subscrição

Rua Dr Roberto Frias, Gab. 519
4200-464 Porto
Email Marketing Powered by MailPoet