logo1
Cancelar subscrição

Rua Dr Roberto Frias, Gab. 519
4200-464 Porto

Instituições e corrupção – O caso português

Óscar Afonso, Dinheiro Vivo



Em 2012, os economistas Acemoglu e Robinson publicaram o seminal livro "Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity, and Poverty", destacando o papel fundamental das instituições adequadas (inclusivas e plurais) no desenvolvimento e prosperidade de uma nação. Nesta crónica são explorados os ensinamentos oferecidos para a compreensão da situação atual de Portugal, membro da União Europeia (UE), que recentemente acentuou a trajetória de descida para a cauda da UE em nível e qualidade de vida.

GRECO 22 anos depois: e afinal onde estamos nós?

Mário Tavares da Silva, Expresso online



Uma outra preocupação manifestada pela equipa de avaliação do Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO) prende-se com a necessidade de serem criadas regras pormenorizadas sobre a forma como as pessoas com funções executivas de topo estabelecem contactos com lobistas e outras partes que procuram influenciar o processo legislativo e outros trabalhos governamentais, e bem assim, a necessidade de disponibilização de informação suficiente sobre o objetivo destes contactos, a identidade das pessoas com quem se realizaram as reuniões e, não menos importante, que o assunto específico objeto de discussão possa ser, afinal, divulgado

A fraude nos seguros multirrisco habitação é um problema de todos

Lúcio Pereira da Silva, Semanário Vida Económica

Texto publicado no suplemento SEGUROS do Semanário Vida Económica

O mercado dos semicondutores recorre a Colbert

Miguel Abrantes, Jornal i online



Depois da globalização a capacidade de produzir semicondutores de alta tecnologia constitui a nova forma de acumulação de riqueza, como era a acumulação de metais preciosos no século XVII, no tempo de Jean-Baptiste Colbert

Os Inconsequentes

Pedro Moura, Expresso online



Os sistemas fundamentais de Educação, Saúde e Habitação degradam-se aceleradamente, mesmo sendo o discurso oficial que — pelo contrário estão sempre a melhorar — os orçamentos a aumentar
Email Marketing Powered by MailPoet