logo1
Cancelar subscrição

Rua Dr Roberto Frias, Gab. 519
4200-464 Porto

Estabilidade do emprego e envelhecimento 

Óscar Afonso, Dinheiro Vivo



Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho português tem vindo a sofrer alterações substanciais. Em particular, três forças têm vindo a moldar a oferta de trabalho: (i) a emigração de jovens qualificados; (ii) a receção de imigrantes menos qualificados do que os nossos jovens emigrantes; (iii) o envelhecimento da população. No seu conjunto afetam, por exemplo, a demografia, as finanças públicas e as perspetivas de crescimento a longo prazo, bem como explicam por que razão mesmo quando a economia vai mal, a taxa de desemprego não sofre alterações significativas e há até falta de trabalho com determinadas qualificações, em certas regiões.

Crime sem castigo é um crime que compensa

Jorge Fonseca de Almeida, Dinheiro Vivo



Sabe-se agora, segundo o primeiro-ministro, que é um jurista experimentado, que a antiga secretária de Estado do Turismo terá violado de forma clara a lei ao ir trabalhar para uma entidade a quem concedeu diversos benefícios, incluindo isenções fiscais. O Presidente da República pronunciou-se no mesmo sentido.

A corrupção mata a (pouca) confiança na democracia

António João Maia, Expresso online



Estas circunstâncias são muito favoráveis para o crescimento e desenvolvimento da demagogia e para o aparecimento de fenómenos com alguma consistência de procura de poder absoluto e tirânico

O fenómeno migratório e o mercado de trabalho

Óscar Afonso, Jornal i online



Subsiste a ideia de que a presença de imigrantes pode deteriorar as perspetivas económicas dos nativos, quando, na verdade, existem estudos que apontam para o ganho de todos, nativos e imigrantes.
Email Marketing Powered by MailPoet